Praia da Caçandoca Ubatuba SP

Agradável e isolada, a praia da Caçandoca está localizada ao sul de Ubatuba, perto das praias de Pulso e Maranduba. É muito movimentado durante o verão, bom para nadar e pescar. É o lugar do primeiro quilombo do litoral norte de São Paulo. É uma das dez praias que compõem a travessia do Saco de Banana e tem uma igreja centenária.

Conheça a praia da caçandoca em Ubatuba – SP

imagem aérea da praia da caçandoca

A praia da Caçandoca está localizada no extremo sul de Ubatuba, uma das últimas praias do município. O acesso é por uma estrada de terra muito acidentada, cuja entrada é logo após a praia de Maranduba, na direção de Caraguá.

Além da Vila dos Pescadores, passa o Castelo de Arautos do Evangelho e a Praia de Pulso. De lá você chega a Caçandoquinha, onde começa e termina o Banana Sack Trail, passando por 10 praias.

O mar é calmo, bom para nadar e se divertir com a família. É frequentada por famílias e oferece uma boa infra-estrutura comercial com quiosques e outras lojas.

Praias próximas: Pulso, Caçandoquinha, Maranduba, Sapê e Lagoinha.

Outras praias com mar calmo e bom banho: Sul: Santa Rita e Fortaleza. Centro: Tenório e Perequê-Açú. Norte: Almada e Félix.

Veja também: Qual a ultima praia de Ubatuba antes de chegar no rio de janeiro e saiba como este local é incrível!

Um pouco mais sobre Caçandoca

Imagem tirada do alto da praia da caçandoca com vista para o mar e árvores

Isolada e acessível apenas por uma estrada de terra, a praia da Caçandoca é boa para nadar e muito popular durante o verão. Está localizada no extremo sul de Ubatuba, depois de Maranduba, em direção a Caraguatatuba. Para chegar lá, você também deve passar pela praia Pulso.

Depois de aproximadamente 4,5 km ao longo da estreita estrada de terra, chega-se à Praia da Caçandoca. Tem pouco mais de 600 metros de comprimento e tem alguns quiosques vendendo lanches e bebidas. A hospitalidade e a cordialidade são características das pessoas que lá vivem.

O mar está calmo o ano inteiro, e somente do lado esquerdo se formam algumas ondas. Devido a estas características e sua pouca profundidade, a Praia da Caçandoca é boa para crianças e nadadores inexperientes.

É um lugar tranquilo que, durante todo o ano, tem seu próprio ritmo. Em tempos passados foi um refúgio para escravos que se rebelaram e lutaram pela liberdade. O Quilombo de Caçandoca é reconhecido como o mais antigo do litoral norte de São Paulo.

À direita, ao longo de um caminho, chega-se à Praia da Caçandoquinha, onde se preserva uma centenária Casa da Fazenda. Este é o início da Trilha do Saco das Bananas (leia mais na seção O que fazer). A cerca de 5,6 km de distância está a ilha de Mar Virado, que pode ser vista da costa.

Veja também: Praias em Ubatuba – Lista com as 22 melhores

Além da trilha, outra opção do que fazer na Praia da Caçandoca é aprender sobre Ubatuba e a história do Brasil. Todos são muito receptivos e você pode falar com eles.

Visitar Caçandoca pode ser uma viagem de volta no tempo. Uma oportunidade para conhecer e reforçar as próprias raízes e, por outro lado, descobrir a dimensão da riqueza cultural que esta nação chamada Brasil traz. Afinal, como pode alguém afirmar ser quem é se não conhece seu passado e suas origens?

Dica: Esta procurando os melhores locais para surf? Confira nossa lista com as melhores praias de surf em Ubatuba!

O que fazer na Praia da Caçandoca Ubatuba SP?

Imagem do mar e da areia da praia de caçandoca tirada da lateral

Rica em atrações, a região oferece boas coisas para fazer. Aqui estão algumas dicas sobre o que fazer na Praia da Caçandoca e arredores.

Conheça a ARCQC (Associação dos Remanescentes da Comunidade Quilombo Caçandoca)

Grande oportunidade de ter contato com os descendentes daqueles que ocupam as terras da região há mais de dois séculos. Cultura e história não apenas de Ubatuba, mas de nossa nação e do mundo (infelizmente). Sem dúvida, uma experiência única e culturalmente enriquecedora.

  • Visite a vila de pescadores: logo no início da caminhada, você verá que o peixe é comercializado lá. Para aqueles que querem peixe fresco diretamente dos pescadores.
    Visitar o Castelo dos Arautos do Evangelho: Para os religiosos, especialmente os católicos, isto é uma obrigação.
  • Visite a praia de Caçandoquinha: É uma praia vizinha e é acessível por um caminho muito rápido e fácil a partir da extremidade direita da Caçandoca. É necessário escalar uma grande rocha com a ajuda de uma corda e depois caminhar por 5 minutos.
  • Conheça a praia Pulso: é uma praia vizinha e também é acessível por um caminho rápido e fácil, mas esta da extremidade esquerda de Caçandoca.
  • Faça a trilha do Saco das Bananas: ela começa no final da praia de Caçandoquinha e, embora seja altamente recomendável ser acompanhada por um guia turístico, muitas pessoas o fazem por conta própria. É uma caminhada longa e cansativa. Passa por inúmeras praias, como Raposa, Saco das Bananas, Simão, Lagoa, Ponta Aguda, Figueira, Mansa e Galhetas. Termina em Tabatinga, no município de Caraguatatuba.

Onde ficar na praia da caçandoca em Ubatuba?

Selecionamos as acomodações mais bem classificadas registradas no Booking perto da Praia da Caçandoca em Ubatuba: hotéis, pousadas e outras acomodações. Confira:

  • Pousada Ana e o mar: localizada na Rua Padre Manoel da Nóbrega, 2315, possui uma nota de 4,3 estrelas com mais de 240 avaliações, sendo considerado muito bom. Suas características são: ótimo café da manhã, ótimos quartos, ótimo serviço e ar condicionado.
  • Pousada Aldeia da Lagoinha: Avaliada em 4,6 estrelas é considerada excelente pelos usuários. Suas principais características são: ótima piscina, opções para se exercitar e perto de transporte público.
  • Casa Caçandoca: situada na Estr. da Caçandoca, 1397, possui uma avaliação de 4,7 estrelas com mais de 27 avaliações é considerada excelente. Suas principais características são: piscina, vista exuberante, casa aconchegante e boa avaliação.

Como chegar à Praia da Caçandoca?

A praia da Caçandoca está localizada na região sul de Ubatuba. A entrada fica na estrada Rio-Santos 81,8.

É uma estrada de terra, com muitas pedras e buracos, e tem aproximadamente 4,5 km de comprimento. Há uma grande área de estacionamento.

Esta pequena estrada passa pela entrada do condomínio Pulso Beach. Por uma estrada leve e rápida na extremidade direita da praia é possível chegar a Caçandoca.

A distância de Caçandoca até o centro de Ubatuba é de aproximadamente 35 km. De Paraty, são 102 km e de Caraguatatuba, aproximadamente 35 km.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos ou com aquela pessoa que você quer viajar junto para a praia de caçandoca. Para ver mais conteúdos sobre Praias no Brasil continue no nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.