Praia do Deserto Ubatuba: o que fazer e como chegar

Você procura uma praia deserta, cercada por natureza exuberante em Ubatuba? Então seu lugar é a Praia do Deserto!

Neste post, vamos mostrar em detalhes como chegar a esse recanto intocado de beleza singular, seja pela Trilha das 7 Praias ou por passeios de barco saindo das praias da Lagoinha e da Fortaleza.

Abordaremos informações úteis sobre o que esperar da paradisíaca Praia do Deserto e como aproveitá-la da melhor forma possível.

Ao final, você saberá exatamente como tornar a sua visita à Praia do Deserto em Ubatuba uma experiência inesquecível e revigorante.

Foto da praia do deserto em Ubatuba tirada de cima das pedras com vista pra o mar

As enormes sombras feitas pelas árvores nativas impressionam seus visitantes. Além disso, as águas cristalinas e o mar calmo convidam os turistas a entrar no mar e nadar em paz e aproveitar a tranquilidade que o local oferece.

Se você é uma pessoa mais aventureira, também pode explorar e desfrutar das belezas subaquáticas da praia do deserto. O mergulho com snorkell é uma excelente opção e existem empresas que alugam esse tipo de equipamento em Ubatuba.

Quais as praias próximas a praia do deserto?

Foto da praia do deserto em Ubatuba com vista para o mar e ondas quebrando em um dia ensolarado.

Se você vai visitar a praia do deserto, pode aproveitar também para conhecer outros locais encantadores próximos, veja abaixo:

  • Em sentido a Caraguá: Praia do Sapê, Lagoinha, Maranduba, Praia do Pulso e Praia de Caçandoca, que dá acesso às praias de Caçandoquinha e Raposa.
  • Em sentido ao centro de Ubatuba: Praia Domingas Dias, Praia Lázaro, Praia Sununga e Praia Santa Rita.
  • Praias antes da Praia da Fortaleza: Praia Brava da Fortaleza, Fortaleza, Prainha da Vermelha, Praia do Costa, Praia Dura, Praia Vermelha do Sul e Praia Brava do Sul.

Como chegar à Praia do Deserto?

Como chegar na Praia do Deserto?

A Praia do Deserto pode ser acessada por trilha ou por barco saindo das praias da Lagoinha ou da Fortaleza em Ubatuba.

Pela trilha:

A trilha de acesso é conhecida como Trilha das 7 Praias. Possui nível médio de dificuldade e leva em torno de 1 hora e 30 minutos para ser percorrida

O início da trilha pode ser feito pela Praia da Lagoinha, com entrada na altura do KM 77, ou pela Praia da Fortaleza. A trilha é cercada por Mata Atlântica preservada e oferece belas paisagens no percurso.

De barco:

Outra opção é contratar passeios de barco saindo da Praia da Lagoinha ou da Praia da Fortaleza. Várias operadoras oferecem essa opção na região. O trajeto de barco dura aproximadamente 20 minutos.

É possivel chegar a Praia do Deserto de Barco?

Sim, a outra forma de chegar à Praia do Deserto é de barco. Excursões a bordo de escunas e lanchas que incluem as praias da Trilha das 7 Praias geralmente partem de Maranduba, Saco da Ribeira, Perequê Mirim, Enseada e Itaguá.

Entretanto, é mais comum fazer as viagens com barqueiros hospedados em Maranduba e Lagoinha. A Lagoinha é sem dúvida o principal ponto de partida dos barcos para as praias das 7 praias, pois há vários barqueiros no canto esquerdo que fazem a viagem, e o que é melhor, eles estão sempre lá!

É uma grande vantagem fazer o passeio de barco, pois além da aventura e diversão do passeio de barco, você não precisa se preocupar com a rota, o que permite até mesmo que famílias e pessoas mais velhas conheçam a praia.

A viagem pode incluir uma viagem de ida e volta ou uma viagem só de ida, e se você pretende fazer a rota, aqui está a cereja no bolo.

Existem opções de hospedagens na praia do deserto?

Conforme informamos no início do artigo, não existe nenhuma estrutura de qualquer tipo na Praia do Deserto, portanto, não há hoteís ou pousadas no local.

Importante ressaltar que é proibido acampar nas praias do litoral de São Paulo, segundo o decreto estadual 52.388, de 13 de fevereiro de 1970 e Lei do municipio de Ubatuba nº 1360, de 27 de maio de 1994.

Mas não se preocupe, é possivel se acomodar nas praias próximas, comor por exemplo: a Praia do Deserto Lagoinha (praia de onde começa a trilha), Sapê (uma pequena praia que separa a Lagoinha de Maranduba) ou Maranduba (de onde há passeios de barco e escuna até Bonete).

Ficar em praias como Itaguá ou outras próximas ao Saco da Ribeira também é uma boa opção, pois são pontos de partida para viagens de escuna.

Mapa da Praia do Deserto em Ubatuba

Foto do mapa da praia do deserto em ubatuba com percurso até o centro da cidade

Na imagem abaixo você vê um mapa geral da praia do deserto, desta forma já consegue ter uma visão geral da região e das praias ao redor.

A distancia da praia do deserto até o centro da cidade de Ubatuba é de cerca de 27,8km, o percurso dura cerca de uma hora de carro.

Gostou de conhecer a Praia do Deserto?

A Praia do Deserto é uma joia ainda pouco explorada em Ubatuba. Sua beleza natural intocada e o difícil acesso fazem dela um destino perfeito para aqueles que buscam tranquilidade, paisagens deslumbrantes e contato próximo com a natureza.

Seja pela Trilha das 7 Praias ou por passeios de barco saindo das praias da Lagoinha e da Fortaleza, chegar à Praia do Deserto já é uma aventura e tanto. E a recompensa são suas águas transparentes, ensombradas por árvores centenárias.

Lembre-se que a praia não possui infraestrutura turisrica. Por isso, é importante se planejar direitinho e levar tudo que será necessário para aproveitá-la com conforto e segurança. Vale cada pouco do esforço!

E para continuar explorando as mais lindas praias do Brasil, a dica é acompanhar o Portal Praias no Brasil. Nosso site traz informações detalhadas sobre centenas de praias pelo litoral brasileiro. Aqui você encontra dicas de pousadas, restaurantes, atrações e tudo mais que você precisa para curtir a praia dos seus sonhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *