Localizado a 20km do centro de Guarujá, o condomínio Iporanga abriga um dos destinos mais exclusivos do litoral paulista: a Praia do Iporanga.
Com acesso controlado e infraestrutura privativa, esse pedaço de paraíso preserva sua natureza intocada, oferecendo uma experiência única de contato com o mar e Mata Atlântica.
Este artigo traz tudo o que você precisa saber para aproveitar ao máximo sua visita à Praia do Iporanga: desde como chegar, o que fazer, regras e muito mais. Acompanhe e descubra por que essa é uma das praias mais especiais de Guarujá.
Onde fica a Praia do Iporanga?
A Praia do Iporanga fica dentro do condomínio de mesmo nome, localizado na Estrada para Bertioga, km 17,5. O acesso só é permitido entre 7h e 18h, com identificação obrigatória dos visitantes e veículos na portaria.
O condomínio preserva 821 mil m2 de Mata Atlântica em Guarujá. Além da Praia do Iporanga, abrange as igualmente lindas Praia de São Pedro e Praia das Conchas.
O que fazer na Praia do Iporanga?
A principal atração da Praia do Iporanga é sua natureza intocada e clima de total privacidade. Seu mar é calmo, com ondas mínimas, ótimo para crianças e idosos.
Uma cachoeira deságua no mar, criando deliciosas piscinas naturais. O local conta ainda com orquidário, borboletário e trilhas pela mata. Atividades aquáticas também são populares.
Por se tratar de área privativa, não há qualquer infraestrutura ou comércio na Praia do Iporanga. Os visitantes devem levar de casa tudo que for consumir e, principalmente, retirar todo o lixo produzido.
Regras e cuidados na Praia do Iporanga
A Praia do Iporanga tem regras rígidas para preservar suas condições naturais. Entre os principais cuidados estão:
- Manter o silêncio e evitar aglomerações;
- Jamais danificar a vegetação ou retirar qualquer elemento;
- Não portar som alto ou instrumentos de percussão;
- Retirar todo o lixo produzido;
- Não é permitido acampar nem fazer fogueiras.
Praias próximas
Além da Praia do Iporanga, o condomínio que leva seu nome abriga outras duas belas praias, igualmente preservadas:
Praia de São Pedro: localizada bem ao lado da Praia do Iporanga, possui ondas fortes e constantes, ótimas para a prática de surf. Seu mar é cristalino e a areia bastante clara.
Praia das Conchas : outra vizinha da Praia do Iporanga. Como o próprio nome entrega, tem areias repletas de lindas conchinhas, para a alegria das crianças. Seu mar geralmente é calmo, muito utilizado para banho.
Praia do Perequê : a 3ª opção fica a apenas 2km da Praia do Iporanga. Também inserida em área de proteção ambiental, é frequentada principalmente por pescadores devido às condições naturais que atraem diversas espécies de peixes.
Todas são igualmente lindas e preservadas. Ficam muito próximas entre si e podem ser visitadas com facilidade no mesmo dia de passeio às escondidas Praia do Iporanga.
Conclusão
Escondida em meio à Mata Atlântica de Guarujá, a Praia do Iporanga encanta pelo clima de paz, isolamento e contato pleno com a natureza.
Seu mar tranquilo e raso cria uma piscina natural perfeita para crianças, além de oferecer privacidade para casais apaixonados. Mas é preciso respeitar suas regras rigidamente a fim de preservar esse pedaço de paraíso.
A Praia do Iporanga sintetiza o melhor de Guarujá: lindas praias, muito verde e acomodações privatíssimas. Uma visita que ficará para sempre na memória de toda a família.
Gostou de conhecer essa praia? Que tal explorar mais a região e conhecer as Melhores Praias do Guarujá? Te vejo lá.