Praia do Prumirim Ubatuba: onde fica, como chegar e o que fazer

Um dos lugares mais bonitos e charmosos de Ubatuba é a Praia do Prumirim. Isto porque a natureza local é considerada muito rica, com areias brancas e um mar agradável, além da grande infraestrutura.

Na verdade, é um dos principais acessos à ilha de Prumirim. Confira as ótimas dicas para fazer esta visita imperdível com sua família.

Cerca de 19 km de Ubatuba e 243 km de São Paulo é a praia do Prumirim, um dos destinos mais populares para turistas na região de Ubatuba. Portanto, aqueles na cidade podem dirigir ou pegar um ônibus e passar o dia lá.

Embora muitas pessoas vão à praia para fazer a viagem para a ilha, a praia do Prumirim ainda é um bom destino para relaxar.

Existem três acessos para a praia, mas os visitantes têm mais probabilidade de usar a estrada que atravessa o condomínio.

Praia do Prumirim: onde fica?

Foto tirada da areia sem usuários da praia de prumirim do lado esquerdo com vista para a beira do mar, areia e morro com arvores ao fundo.

A Praia do Prumirim está localizada em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, dentro de um condomínio e a apenas 20,1 km do centro da cidade. Também fica a 97,4 km de São Sebastião, 55 km de Paraty e 245 km da capital.

O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a 230 km de distância. Caso você venha de outro estado, é melhor planejar usar outro meio de transporte para chegar a Ubatuba.

Mais sobre a Praia do Prumirim – Ubatuba / SP

Foto tirada do começo da areia da praia do prumirim com vista direto para o mar e ondas quebrando a cerca de 1 metro de altura.

A praia do Prumirim é realmente bonita, com uma ampla faixa de areia e um mar que não convida crianças ou não nadadores, já que, sendo uma praia de salto e tendo uma forte ondulação, o risco de acidentes como afogamento é frequente.

Se por um lado não é uma praia com mar para crianças, a praia de Prumirim é um presente do litoral norte para surfistas, sendo comum observá-los pegando ondas especialmente na alta temporada.

Outra coisa boa em na praia de prumirim é a presença de água doce em ambos os lados da praia, o que permite uma experiência completa para os visitantes e acaba sendo uma opção de banho para crianças e para aqueles que, como eu, não são muito bons nadadores.

A praia tem poucos mas bons quiosques e restaurantes, com uma estrutura completa para atender  os turistas. Os bares de praia normalmente não permitem que você traga sua própria bebida para consumo e acaba sendo caro caso você queira degustar bebidas.

Uma opção barata para curtir a Praia do Prumirim, é a maneira mais caiçara possível: canga espalhada na areia, mais fresca, lanches leves e a sombra de uma boa árvore.

O acesso à praia é feito através de um condomínio, existem várias áreas disponíveis para estacionamento na zona azul e possui uma taxa média de R$ 12 para a duração da sua estadia.

O conselho é não perder Prumirim de jeito nenhum, mesmo que você não vá para o mar por causa do perigo que ele representa, tente aproveitar a água doce e as magníficas paisagens que este lugar tem a oferecer.

Veja também: Praias de Surf em Ubatuba SP – as melhores!

Como chegar à praia do Prumirim?

Foto tirada da direita para a esquerda da praia do prumirim com vista para a beira do mar e pedras com morro arborizado do lado esquerdo

A estrada de acesso às praias de Ubatuba está bem sinalizada com várias praias indicando a direção e a entrada de cada uma delas, assim você não terá nenhuma dificuldade para chegar a Praia de Prumirim , caso você esteja sem sinal de celular ou GPS no momento.

O acesso é através de um condomínio privado, então siga a estrada Rio-Santos até o km 29.4, onde você verá uma placa indicando a praia que fica a apenas 750 metros de distância.

Chegar a Prumirim de ônibus também é bastante fácil, pois, ao contrário de outras praias de Ubatuba, esta fica muito perto da rodovia.



Booking.com

Existe mais de uma linha de ônibus operando para a praia, partindo do centro, ou seja, as linhas 17-Picinguaba, 22-Puruba e 23-Camburi.

Para os mais aventureiros e também para os mais dispostos, você pode ir até lá de bicicleta, mas lembre-se que são 20 km de distância, é preciso muito fôlego para chegar lá.

Além dessas opções, existe também a possibilidade de contratar um aplicativo com motorista para levá-lo ao seu destino mais rapidamente e confortavelmente.

Veja também:

Praia da Lagoinha Ubatuba (Guia Completo c/ Fotos)

Qual a melhor época para visitar a Praia do Prumirim?

foto tirada da beira do mar do lado esquerdo para o lado direito com mar esverdeado e morro arborizado do lado direito da praia

Ir para Ubatuba e não chover é aquela grande sorte que às vezes temos em nossas vidas, sim, o apelido Ubachuva (chuvoso) não foi dado à cidade sem nenhuma razão.

Então, para tirar o máximo proveito da Praia do Prumirim, é melhor planejar sua viagem nos meses menos chuvosos. É importante ter em mente que, neste caso, os meses menos chuvosos são as estações mais frias.

Portanto, se o seu objetivo é absorver o sol, vale a pena aproveitar a oportunidade para viajar entre outubro e janeiro. Se você não se importar com dias nublados com temperaturas mais baixas, o inverno e o outono são boas opções.

O tempo em São Paulo é muito variável, então você pode ter a sorte de pegar um calor de 33 graus no inverno, assim como uma frente fria de 15 graus no meio do verão – os locais sabem que tudo é possível quando se trata do tempo aqui.

A melhor época para visitar Ubatuba e Praia do Prumirim vai depender do que você está procurando: para os meses menos chuvosos, visite entre maio e setembro.

Para o grande calor, viaje entre outubro e janeiro, mas tenha em mente os longos finais de semana e feriados escolares, pois as estradas tendem a ficar lotadas e as praias estão mais movimentadas durante este período.

O que fazer para aproveitar o dia na praia de Prumirim?

lado esquerdo da imagem Texto "o que fazer na praia do prumirim" e na outra metade da imagem uma foto tirada de cima de uma pedra com vista para o mar.

Embora a praia não seja considerada ideal para nadar, devido às ondas fortes, existem muitas excursões interessantes e você também pode visitar as regiões vizinhas. Então confira as opções do que fazer quando você estiver lá:

1. ilha Prumirim

Foto tirada de helicóptero mostrando a ilha de prumirim

A Ilha Prumirim é um dos lugares mais bonitos e visitados desta praia. O acesso é por barco e a travessia custa 25 reais por pessoa e leva 10 minutos.

Ao chegar na ilha, você encontrará uma perfeição da natureza, um mar de águas cristalinas. Sem dúvida, ele é ideal para descansar, passear e descobrir um novo lugar.

2. A cachoeira de Prumirim

Foto tirada da cachoeira próxima a praia de prumirim, com pedras e mata ao fundo

Se você prefere trilhas e locais de água doce, a cachoeira de Prumirim é o seu destino ideal. A trilha é de fácil acesso, mas tenha cuidado, pois alguns lugares são mais íngremes com subidas e descidas.

Entretanto, quando você chegar à cachoeira, você vai adorar o banho de água fria e as piscinas naturais que se formam nas rochas. Sem dúvida, uma experiência incrível.

3. Praia do Canto Itaipu

Com uma extensa faixa de areia, assim como rochas e pedras, Canto de Itaipu é um espetáculo de beleza. Com vegetação natural e belas paisagens, você pode ver a ilha de Prumirim do outro lado.

Finalmente, o mar é muito calmo, ideal para quem tem crianças pequenas. Há apenas um quiosque lá, considerado rústico, que serve lanches e bebidas para os visitantes.

4. Praia de Almada

Se você é do tipo esportivo e gosta de atividades ao ar livre, vá e veja a praia de Almada. A praia fica a cerca de 7 km da Praia de Prumirim e tem uma ótima infraestrutura, com boa comida e banheiros com mesas de troca e chuveiros para bebês, ideal para famílias com crianças. Embora o estacionamento esteja disponível, você tem que pagar 30 R$.

5. Praia do Felix

Uma outra recomendação muito boa é a praia de Félix, que fica a 14 km da praia de Prumirim. É um lugar calmo e tranquilo para relaxar com sua família. Ao contrário do anterior, ele tem acesso fácil e quiosques simples com bebidas para aqueles que querem passar o dia. É importante chegar cedo para aproveitar ao máximo o dia ensolarado.

Com tantas opções, é fácil escolher sua atração favorita na praia de Prumirim. Se você estiver passando alguns dias na área, reserve algum tempo para explorar cada um dos lugares que listamos e faça de suas férias uma grande aventura.

6. Praia do Lazaro

Também perto de Prumirim, você vai encontrar a praia de Lázaro. É perfeito para aqueles que buscam tranquilidade, mas também é muito atraente para aqueles que querem excitação.

Isso porque cada parte de seus 1,5 km de extensão tem atrações diferentes: do lado esquerdo você encontrará quiosques com lanches, bebidas e música ao vivo, enquanto do outro lado não há quiosques e não há pessoas ao redor. Você só tem que escolher o seu favorito!

7. Praia das Conchas

Bem ao lado da praia de Prumirim, a praia das conchas é também uma das mais belas praias de Ubatuba. Na verdade, o lugar é perfeito para desfrutar da natureza, tomar banho no mar e descansar.

No entanto, seu acesso é considerado muito difícil, pois é por um caminho estreito e, por esta razão, algumas pessoas têm dificuldades para chegar ao local, tenha cuidado ao caminhar por lá.

Mas eai, onde ficar na Praia do Prumirim?

Antes de ir para Prumirim, é importante que você encontre os melhores albergues para o seu conforto e valor pelo dinheiro. Se você não tem ideia de onde ficar, nós separamos as opções de albergue para vários tipos de perfis. Confira-os:

  • Haleiwa Chalets and Suites: Finalmente, Haleiwa é a opção mais cara, luxuosa e confortável da lista. A acomodação é linda, mas rústica. O lugar é amigável e oferece serviços como café da manhã e academia.
  • B&B Manacá Prumirim: se você está procurando por um lugar com boa relação custo-benefício e conforto, escolha ficar em Manacá. A pousada tem quartos com vista para o lago e jardim, um bar e outras amenidades, e o café é considerado ótimo.
  • Chalés Carioca Prumirim: Esta pousada está localizada muito perto da cachoeira de Prumirim e perto de outras atrações, como a praia de Felix. Também é bem visto pelos visitantes que buscam a tranqüilidade e a beleza natural da praia de Prumirim.
  • Suite Nativos Prumirim: é uma ótima opção para aqueles que vão com a família e buscam mais privacidade. O lugar tem um churrasco, salas para muitas pessoas e um terraço. Definitivamente um dos melhores lugares nesta lista.

Existem boas pousadas na Praia do Prumirim para você ficar. Se você quer ficar em Ubatuba, você deve saber que é uma cidade com várias opções de acomodação para escolher.

Veja abaixo as hospedagens citadas acimas e outras opções que podem lhe atender:



Booking.com

Gostou de conhecer a Praia do Prumirim?

A Praia do Prumirim em Ubatuba é, sem dúvida, um dos destinos litorâneos mais completos do Brasil. Sua natureza exuberante, águas cristalinas e atrações próximas encantam os viajantes que buscam tranquilidade, aventura e contato com uma das mais belas paisagens do litoral paulista.

Escolha o lado mais agitado da praia com seus quiosques, restaurantes e música ao vivo ou opte pelo lado deserto, ideal para relaxar ouvindo apenas o barulho das ondas.

Não deixe de fazer o passeio de barco até a paradisíaca Ilha do Prumirim e, para os mais aventureiros, encare a trilha em direção à cachoeira homônima.

E para descansar com conforto e hospitalidade, as pousadas da região oferecem excelentes acomodações a preços justos, algumas bem em frente à praia.

Este é o tipo de experiência inesquecível que o portal Praias no Brasil se orgulha de indicar a seus leitores. Conheça todos os detalhes deste e de outros destinos litorâneos brasileiros conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *