A Praia do Sapê em Ubatuba é boa? Como chegar e acomodações

A Praia do Sapê está localizada na região sul de Ubatuba, a 29 km do centro da cidade, e se beneficia da boa infra-estrutura comercial oferecida por seus vizinhos: Praia de Maranduba à sua direita e Praia da Lagoinha à sua esquerda. É um lugar com hotéis, pousadas, restaurantes, lojas, farmácias, um mercado e um posto de gasolina.

A Ilha do Pontal é um dos destaques da praia do Sapê. O acesso à praia do Sapê é fácil, pois está localizada próxima à auto-estrada Rio-Santos, e há um estacionamento a poucos metros da praia.

Mas afinal, a Praia do Sapê é boa?

A praia do Sapê é boa tanto para quem pensa em visita-la com a a família, com pontos mais calmos e adequados para crianças e pessoas que buscam mais tranquilidade, quanto para os mais aventureiros que buscam a prática de surf em Ubatuba com locais onde existem mais ondas.

Embora esteja na mesma costa que Maranduba e a praia da Lagoinha, a faixa arenosa do Sapê é mais íngreme e o mar tem ondas mais fortes, e é um ponto recomendado para o surf.

A praia do Sapê tem boas condições de surf com ondulação de sudeste ou leste e ventos de preferência do norte ou leste. Das opções de surf na costa sul, ele tende a ser um dos picos com maior ondulação para baixo.

Os surfistas do Stand Up também estão presentes, e uma competição que se realizou nesta praia é o Super SUP Brasil, uma etapa do circuito brasileiro Stand Up.

A praia tem muitos quiosques à beira-mar e atrações como passeios de banana, aluguel de caiaques ou passeios de escuna para as ilhas ou outras praias.

Em frente a ela temos a ilha do Pontal, e também podemos ver as ilhas do mar do Virado, a ilha de Maranduba e as ilhotas de Fora e Dentro.

Na praia do Sapê, e olhando para a esquerda, temos a praia da Lagoinha (onde começa a trilha das 7 praias), e para a direita temos a praia de Maranduba e uma vista de parte do Castelo dos Arautos, localizado no topo da montanha.

Esta bela praia, por não ter uma divisão clara entre seus vizinhos, acaba por não ter a mesma fama. No entanto, junto com a praia de Maranduba e a praia da Lagoinha, ela forma uma das mais longas faixas de areia contínua da costa norte, que se estende por 7 km!

Curioso de saber mais sobre esta bela praia? Depois fique conosco e aprenda tudo sobre a Praia do Sapê.

Informações sobre a Praia do Sapê Ubatuba

Imagem tirada no fim de tarde do por do sol na praia do sapê em ubatuba

Apesar de não ter a mesma fama de ser a menos estruturada, a Praia do Sapê está presente, cobrindo a região que domina a ilha do Pontal, e com isso, você tem uma vista fantástica da ilha!

Em outras palavras, visualizando a praia de cima, você vai notar que entre a Praia de Maranduba e a Praia da Lagoinha há uma curva, bem no ponto onde encontramos a Ilha do Pontal – é nesta região que está localizada a Praia do Sapê!

A propósito, além da Ilha do Pontal, você também pode ver as ilhas de Maranduba, Maranduba e as ilhotas de Fora e Dentro.

A praia do Sapê não tem estrutura comercial, mas sua localização privilegiada permite desfrutar tanto do comércio da praia de Maranduba quanto da tranqüilidade da praia da Lagoinha, assim como de várias outras atrações da região.

Em Maranduba, por exemplo, existem bons restaurantes, lojas, farmácias, sorveterias, postos de gasolina, quiosques e comércio em geral.

A praia do Sapê é caracterizada por sua areia branca fofa e mar raso com ondas, o que atrai surfistas e iniciantes. Também é facilmente acessível, com estacionamento a poucos metros da praia.

O que fazer na praia do Sapê em Ubatuba?

Foto da calçada da praia do sapê com vista para o mar e coqueiros na areia

Há várias opções para aproveitar a praia e ter uma experiência surpreendente e agradável. O nascer do sol, por exemplo, é uma das mais belas paisagens de ubatuba que certamente será marcada se você visitar o lugar e passar por essa experiência.

Além do por do sol, aproveitando a praia e o mar, há algumas atividades que você pode fazer na Praia do Sapê e também na região.

Por exemplo:

  • Entre as praias que você pode visitar estão Oeste, Peres, Bonete e Grande do Bonete, Deserto e Cedro do Sul
  • Veja uma missa no Castelo de Arautos que é celebrada aos domingos.
  • Vá para a Ilha Pontal em pé de remo de pé;
  • Visite a Praia da Lagoinha (da Praia do Sapê, no canto esquerdo da Lagoinha, são cerca de 2 km);
  • Visite as praias da Trilha das 7 Praias por barco ou por trilha (para chegar até o barco ou trilha você terá que ir até o canto esquerdo da Lagoinha).
  • Tire fotos nas Ruínas da Lagoinha, localizadas a apenas 4 km da Praia do Sapê.

Ou seja, opções não faltam para que for conhecer a região da praia do sapê em Ubatuba.

Agora, para conhecer um pouco melhor a região, recomendamos que você assista nosso vídeo do Vista do Alto de Ubatuba abaixo.

Onde se hospedar na praia do Sapê?

Foto tirada de uma hospedagem no primeiro andar com vista para a praia do sapê em ubatuba com por do sol ao fundo

A Pousada Villa Sapê na areia (nota 4.7 de 5 estrelas no Google). Mesmo sem qualquer estrutura comercial, a praia tímida do Sapê abriga algumas das melhores acomodações em Ubatuba.

Muitos deles, de fato, estão localizados bem na areia, oferecendo mesas, cadeiras e serviço de praia. Com isso em mente, nós selecionamos um ótimo lugar para ficar bem na praia: a Pousada Villa Sapê, uma charmosa pousada à beira-mar com piscina infinita, bar e restaurante, para aqueles que querem aproveitar a vida!

Mas se você quiser mais opções de hospedagem, você pode procurar a Praia da Lagoinha, uma praia vizinha com a qual compartilha o mesmo trecho de areia.

Encontre acomodações de forma segura e com o melhor preço

Como chegar na Praia do Sapê em Ubatuba?

Foto tirada da areia da praia do sapê com ondas quebrando no mar e dia ensolarado

A praia do Sapê está localizada em uma área urbanizada, ao lado da estrada Rio-Santos, no quilômetro 75. É facilmente acessível através de um condomínio cuja entrada fica no quilômetro 79.

Além disso, há um estacionamento a apenas alguns metros da praia ao longo de quase toda a costa.

História da Praia do Sapê, Ubatuba.

A origem do nome desta praia: Sapê, deve-se à grande quantidade de plantação de sapê, uma espécie de grama.

Os caiçaras cobriram suas casas e ranchos de pesca com esta grama seca, que é incrivelmente durável e oferece total abrigo da chuva e do sol forte.

Ao longo deste trecho de praia, havia inúmeros ranchos de pesca, pois eram os ancoradouros para os barcos que transportavam o licor local (pinga) e também parte do cultivo da banana e da mandioca.

Cruzeiro ao longo da praia do Sapê

A praia do Sapê foi visitada pelo jesuíta José de Anchieta, que passou parte de sua vida em Ubatuba, catequizando os índios Tupinambás e dizendo missas, principalmente nos lugares onde os habitantes da região se reuniam, nas docas.

Situada à beira-mar e próxima à estrada Rio-Santos, esta cruz marca o início da praia do Sapê, na fronteira com a praia de Maranduba, na região sul do município.

Este símbolo lembra aos fiéis a memória de Anchieta, e o lugar é freqüentado pelos pescadores para pedir proteção antes de sair para o mar.

Gostou das nossas dicas?

Neste artigo falamos detalhes sobre a praia do sapê com dicas do que fazer e como chegar. Se você gostou das dicas, aproveite também para compartilhar este posto com alguém com quem você queira ir à praia Sapê em Ubatuba.

Veja também tudo sobre a Praia da Fortaleza, com dicas de acamodações, o que fazer e muito mais. Se ainda tem dúvidas sobre qual das Praias de Ubatuba visitar, confira nosso guia completo com as melhores informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *