13 Praias Mais Desertas do Guarujá – SP

Se você chegou até este guia, é muito provável que queira mais informações sobre as praias mais desertas do Guarujá, estou certo? Se você é uma dessas pessoas que quer fugir das praias mais famosas e lotadas, este conteúdo vai te ajudar muito.

Entre as Praias do Guarujá mais tranquilas e isoladas, podemos citar: enseada, astúrias e pitangueiras. Porém, algumas das demais praias são privadas, outras estão em zonas militares, mas muitas outras têm livre acesso para banhistas e são pouco conhecidas pela população.

Veja abaixo quais são as praias mais desertas do Guarujá e as belezas naturais que fazem com que uma visita a cada uma delas valha a pena.

Vamos embarcar nessa viagem com o Portal Praias no Brasil?

  1. Praia do Sangava

Foto de uma praia deserta do Guarujá, sangava. Com vista para a beira da praia com mar calmo, pedras ao fundo e na beira do mar

Com uma aparência paradisíaca, a praia de Sangava está no mesmo circuito que as praias de Góes e Cheira Limão. É cercada pela Mata Atlântica e tem areia grossa, água límpida e pedras enormes na faixa arenosa. O blog Pegamos Uma Estrada visitou a praia de Sangava em 2020 e você pode conferir todos os detalhes aqui.

  1. Praia do Góes

Foto da praia do góes, uma das praias com menor movimento do guarujá. A vista é para a praia com mar calmo e águas esverdeadas

Localizada na entrada do canal que dá acesso ao porto de Santos, a praia do góes tem águas calmas e uma vista para a cidade de Santos. A praia está localizada em uma pequena colônia de pescadores e tem bares e pousadas no local.

Pode ser alcançado por uma pequena estrada a partir da estrada Santa Cruz dos Navegantes ou por barco a partir de Santos.

  1. Prainha Branca

Foto da prainha branca em Guarujá, uma da praias com menos movimento da região, na imagem podemos ver pedras grandes a direita, com o mar e morro arborizado ao fundo
Foto: Alessandra Brenguer. Via: Flickr

O nome Prainha Branca vem de sua areia branca e fofa. Tem 1.350 metros de comprimento e está dividida em duas partes: a esquerda com ondas mais fortes, e a metade direita, mais silenciosa.

O caminho que leva a ela é muito próximo ao ferry Bertioga-Guarujá e tem 2 km de comprimento. A caminhada é em um caminho que alterna entre rochas e sujeira e leva cerca de 30 minutos.

Devido ao seu fácil acesso e às inúmeras áreas de camping ao longo do caminho, a Praia Branca é conhecida por surfistas e jovens. No local, existem bares, restaurantes e uma estrutura razoável para os visitantes.

  1. Praia Preta

Foto tirada da beira de uma das praias mais deserta do Guarujá, a praia preta. Vista para a beira do mar com poucas ondas quebrando e ao fundo sol com nuvens
Foto: Stepfanie Aguillon. Via: Flickr

A Praia Preta tem 200 metros de comprimento e está próxima à Praia Branca. Seu nome provém das pedras escuras que contrastam com a areia branca. A rocha mais marcante está no mar e marca o centro da praia.

Praia Preta é alcançada por uma estrada a partir de Praia Branca. Embora seja curta, a estrada é barrenta. Quando fizemos esta trilha, não tivemos problemas no caminho de volta, mas no caminho de volta o chão estava bastante lamacento devido à quantidade de pessoas que passavam por ali.

Neste posto você encontrará mais detalhes de nossa rota que foi até a Cachoeira do Camburizinho, passando pela Praia Preta.

  1. Praia de Tijucopava

Beira da praia deserta de Tijucopava, Guarujá. Com vista para o mar com morros ao fundo e dia ensolarado.

Você conhece a praia de Tijucupava, no Guarujá? É uma praia dentro de um condomínio, portanto seu acesso é controlado e restrito a apenas alguns poucos visitantes por dia. Assim, o lugar não é muito concorrido, sendo uma boa opção para aqueles que querem conhecer um lugar novo e mais tranqüilo.

O estacionamento é gratuito e os chuveiros e banheiros são acessíveis. Vale a pena mencionar que não há outra infra-estrutura ali, por isso é recomendável trazer água e lanches e sempre pegar o lixo. Desta forma, é sempre possível manter a praia preservada!

  1. Praia do Saco do Major

Foto tirada da beira da praia do saco do major com vista para as pedras ao lado direito
Foto: Drii Gonsalves Fotografia. Via Flickr

Acessível por estrada ou por barco, o Saco do Major é outra praia com uma paisagem paradisíaca cercada pela Mata Atlântica. A areia clara, a água cristalina e o mar calmo são as principais características do lugar. O nome Saco do Major vem da topografia da região, que está localizada em uma enseada marítima entre duas montanhas, chamada saco, e porque um Major costumava morar lá.

  1. Praia do Éden e Sorocotuba

    Foto das ondas quebrando nas pedras com mar azul e céu ensolarado na praia do éden em guarujá

    Foto: Jakeline Machado. Via: Flickr

Talvez a mais conhecida das praias escondidas. A Praia do Éden  e a Praia do Sorocotuba estão dentro da área do condomínio Sorocotuba e, portanto, é considerada escondida. Para acessá-las, é necessário passar pelo portão do condomínio.

Embora possa parecer restritivo, a passagem é permitida para visitar e caminho é considerado simples. Basta seguir os sinais e descer uma escada que leva à faixa arenosa.

O nome Eden não é uma coincidência. A praia de 50 metros de comprimento, as águas verdes e a vegetação circundante fazem dela um paraíso.

A praia possui ondas fortes que quebram perto da faixa de areia. É uma praia com muitas ondas e não é adequada para crianças.

Já a Praia do Sorocotuba possui um mar mais calmo, sendo ideal para mergulhos. O mar também possui um tom esverdeado e a água é límpida.

  1. Praia de São Pedro

Beira da praia da praia isolada de são pedro no Guarujá, com vista para a beira do mar com pedras e agua cristalina com ondas quebrando em um dia ensolarado.

A Praia de São Pedro é acessada através de dois condomínios fechados e tem vagas limitadas para os banhistas. Há 95 vagas de estacionamento no Condomínio Tijucopava e 108 no Condomínio Iporanga, que também dá acesso às praias de Iporanga, Conchas e Pinheiros (leia mais sobre elas abaixo).

A praia de São Pedro tem 1.300 metros de comprimento e é caracterizada por mar agitado e ondas fortes. É muito popular entre os surfistas, que tendem a ocupar a maioria dos locais no início da manhã. Recomenda-se chegar antes das 7h30 da manhã para ter acesso aos condomínios.

A Praia de São Pedro não tem quiosques. Portanto, lembre-se de trazer seus próprios alimentos, bebidas, cadeiras e guarda-chuvas.

  1. Praia das Conchas

Foto do mar da praia das conchas com pedras na superficie da água ao fundo e dia ensolarado.
Foto: Thássia Moro. Via: Flickr

A Praia das Conchas está localizada entre as praias de São Pedro e Iporanga. Com 150 metros, está situada entre duas montanhas que protegem a praia das ondas e transformam suas águas em uma pequena piscina natural. Seu nome vem das numerosas conchas encontradas na faixa de areia.

  1. Praia do Cheira Limão

Foto aérea da praia deserta do cheira limão no Guarujá, mar esverdeado e aguás limpas

A menor praia do Guarujá, com apenas 20 metros, a charmosa Cheira Limão está localizada ao lado da Praia do Góes. Também com águas calmas e com vista para Santos, pode ser alcançado por um caminho a partir da praia vizinha ou por barco a partir de Santos. O nome Cheira Limão vem do Morro dos Limões, onde se localiza a praia.

  1. Praia do Iporanga

Foto da praia do iporanga no guarujá
Foto: Claudio Zeiger. Via: Flickr

Você já imaginou uma praia com uma cachoeira? Esta é a praia do Iporanga. Com águas calmas e uma atmosfera acolhedora, é ideal para relaxar.

Seu grande diferencial é a queda d’água que corre ao longo da praia. Para aproveitar o local com segurança, foi construída uma ponte para pedestres que leva à cachoeira. A piscina natural que se forma sob a cachoeira foi vedada por causa das rochas escorregadias.

A praia de Iporanga não tem quiosques e você tem que trazer tudo o que consome, assim como guarda-sóis de praia e cadeiras de praia.

O acesso é através do Condomínio Iporanga, que permite 108 vagas de estacionamento por dia para turistas.

  1. Praia do Pinheiro

Foto da areia da praia da deserta do pinheiro com vista para o mar ao fundo e morro arborizado do lado direito

A Praia do Pinheiro, também conhecida como Taguaíba, é uma praia de mar agitado, ondas fortes e areia dura, procurada principalmente pelos surfistas.

Com 700 metros de comprimento, é conhecida por sua tranqüilidade. Ao contrário de outras praias em condomínios fechados, a Praia dos Pinheiros possui banheiros e chuveiros para banhistas.

  1. Praia de Camburi

Localizada a 28 quilômetros do centro do Guarujá, a Praia de Camburi das Pedras ainda é pouco conhecida e, portanto, freqüentada por poucas pessoas. A faixa de areia é estreita; há 700 metros de extensão rodeada por florestas e penhascos com ondas fortes e moderadas para a prática do surf.

Uma grande parte da Mata Atlântica forma a bela paisagem nativa. Do alto da floresta, um rio corre para o mar perto de uma casa habitada por um antigo habitante da região.

A praia é dividida por uma grande rocha, onde você pode desfrutar de uma vista invejável. Mas é preciso ter muito cuidado e destreza quando se sobe. É recomendado para aqueles que já estão acostumados a escalar. Outra dica é dar um mergulho na cachoeira, com uma queda de oito metros, que você encontrará ao longo do caminho.

O acesso é por trilho de pé. O percurso principal é pela Praia Preta, 500 metros por cerca de 20 minutos a partir do km 22 da estrada de Bertioga. Para aqueles que gostam de trilhas mais longas, é possível seguir a trilha de 800 metros, que começa na Praia Branca. Outra forma de chegar à Praia de Camburi é de barco.

Qual a praia mais deserta do Guarujá?

Para quem busca muito contato com a natureza com tranquilidade em uma praia mais deserta, longe dos locais mais movimentados da região, a praia que mais recomendamos de nossa lista é a Praia do Sangava.

Ela possui apenas 90 metros de extensão, o mar é calmo e possui águas cristalinas, além de uma naturza exuberante.

Conclusão

Esse foi nosso guia exclusívo e feito especioalmente para você com as praias mais desertas do Guarujá. Espero que possa ter te ajudado a decidir quais delas irá visitar. Se gostou do nosso artigo compartilhe com a pessoa que vai conhecer uma das praias mais isoladas de Guarujá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *