23 Melhores Praias do Guarujá

Localizadas a cerca de duas horas da capital de São Paulo, as Praias do Guarujá são o destino de muitos paulistanos que desejam relaxar ao som do mar nos fins de semana e feriados.

Você sabia que existem praias recomendadas a todos os gostos nesta parte do litoral? Veja abaixo as praias mais incríveis que devem fazer parte de seu itinerário.

As Praias do Guarujá, possuem opções a todos os tipos de visitantes: com boas ondas para surfistas, águas calmas para crianças, praias lotadas com excelente infra-estrutura e recantos quase escondidos rodeados de belezas naturais. Confira-os.

1. Praia da Enseada

Foto tirada da beira da praia da enseada no Guarujá com vista para a areia e ondas quebrando ao fundo.
Foto: cesair55. Via: Flickr

A praia da Enseada é a mais famosa do Guarujá, considerada por muitos como a mais bela da cidade. Tem aproximadamente 6 km de comprimento, com areia fina e branca e um mar delicioso para nadar. A infra-estrutura é excelente: ao longo da costa, há quiosques com banheiros, bebidas e lanches.

Além de todo este mar para desfrutar, logo no início da praia, na direção de Pitangueiras, há o mirante do Morro do Maluf, onde se pode ir de parapente. Na região, existe também a Acqua Mundo, o maior aquário da América do Sul.

Aos amantes dos esportes aquáticos, há lugares onde você pode ter aulas e alugar equipamentos de surf e de remo, assim como marinas que oferecem passeios de barco e jet skis. Como você não pode amar uma praia com tantas atrações?

2. Praia do Tombo

Por do sol na praia do tombo em guarujá. Vista par ao mar com ondas quebrando e duas pessoas sentadas na areia.

Esta é uma das praias do guaruja que esta entre os destinos favoritos dos jovens e possui boas ondas para a prática de surf. Tem mar agitado e ondas muito fortes, razão pela qual já sediou vários campeonatos nacionais de surf.

Mas o que torna o lugar especial é o fato de ser uma das poucas Praias no Brasil com a Bandeira Azul, um importante título concedido por uma organização dinamarquesa onde se avalia a a qualidade das praias e dos mares de todo o planeta.

Além desta importante honra, possui quiosques e uma boa infra-estrutura para banhistas. O único cuidado que você deve tomar é manter as crianças sempre na areia, com o intuito de que nada se interponha no caminho da diversão.

3. Prainha Branca

Foto com vista para a beira do mar da prainha branca, areia e morros arborizados ao fundo

Você quer uma praia rústica longe de locais muito movimentados? Escolha a Prainha Branca. Está localizada entre Bertioga e Guarujá. Para chegar lá, você precisa seguir um caminho por cerca de 20 minutos ou pegar um barco.

É o lugar ideal para aqueles que querem estar em contato com a natureza e é muito popular entre aqueles que gostam de acampar, com várias opções de acampamento na área. O mar é calmo e perfeito para um dia em família, com algumas lojas oferecendo serviços e lanches.

4. Praia das Astúrias

Foto tirada das pedras da praia das asturias com vista para a beira da praia e prédios ao fundo
Foto: Caio Sá. Via: Flickr

Localizada perto da região central de Guarujá, a Praia das Astúrias é uma boa praia para viajantes familiares, com águas calmas e vários quiosques e vendedores para atender os visitantes. Na rua à beira-mar, é possível encontrar restaurantes, áreas de piquenique e bares, tornando a região uma vida noturna animada.

Uma das principais características da área são os edifícios luxuosos ao longo do calçadão, que lançam suas sombras em determinadas horas do dia.

5. Praia do Guaiúba

Foto com vista das pedras da praia do guaiuba e mar ao fundo
Foto: Marcos Antonio Oliveira. Via: Flickr

Embora pequena em tamanho, a Praia do Guaiúba é gigantesca em beleza e na minha opinião, uma das mais belas Praias do Guarujá. Tem um mar calmo, águas límpidas e está rodeado de vegetação, o que aumenta o seu encanto.

O ambiente é familiar e perfeito para nadar, fazer snorkel e ficar de pé. O local é facilmente acessível, com estacionamento próximo e uma boa estrutura de quiosques e serviços.

6. Praia de Pitangueiras

Foto tirada do alto do lado direito da praia de pitangueiras em guarujá, com vista para o mar, e praia movimentada.

A praia de Pitangueiras fica na região central da cidade, e é uma das praias do guarujá onde se concentra a maioria dos turistas e a melhor infra-estrutura, com acesso a lojas, restaurantes, bares, farmácias e tudo o que o visitante precisa.

Se você é daqueles que não gosta de deixar a areia, há muitas opções de barracas e vendedores ambulantes no calçadão.

O mar é bom para nadar e também ótimo para surfar, sendo o cenário de alguns campeonatos. Devido à sua localização privilegiada, não espere uma praia vazia nos fins de semana e feriados públicos.

7. Praia do Éden

Foto tirada da beira da praia do éden com ondas de cerca de um métro e banhistas, ao fundo do lado direito um morro arborizado
Foto: Osvaldo Natal Forcelli. Via: Flickr

De fato, o nome desta praia pode ser uma clara referência ao Paraíso. A pequena faixa de areia rodeada pela natureza é muito bem preservada e é considerada uma das mais belas do Guarujá.

O mar da praia do éden é agitado e tem uma forte ondulação. Graças às suas águas verdes, é possível fazer snorkel e, em certas épocas do ano, ver tartarugas.

Sendo um lugar mais selvagem, existe apenas um quiosque e é recomendável trazer seus pertences e comida. A única desvantagem é que chegar a este belo lugar requer um pouco de esforço. O acesso é feito através de uma pequena trilha um pouco íngreme, mas gratificante no final.

DICA DO PORTAL PRAIAS NO BRASIL: Ao visitar a praia do éden, vale a pena também conhecer a Praia do Sorocotuba, ela fica há apenas 1,5 km de distância e possui o mesmo estilo rústico.

8. Praias de Pernambuco e Mar Casado

Imagem com vista para pedras e ao fundo a praia de pernambuco em guarujá
Foto: Tabajara. Via: Flickr

A praia de Pernambuco se destaca por sua paisagem exuberante: rochas, mar esverdeado e vegetação nas encostas. O lado direito tem boas ondas e é adequado ao surf, enquanto o lado esquerdo é perfeito para famílias, com um mar calmo e bom para nadar.

É uma boa alternativa para passar o dia, com uma boa estrutura de lojas para aluguel de lanches e equipamentos. Fique de olho em um belo fenômeno que ocorre: no canto direito, está a Praia do Mar Casado e, durante a maré cheia, as duas praias se fundem para formar uma única praia.

9. Praia de São Pedro

Foto tirada da beira da praia de são pedro em guaruja com ondas e 2 morros arborizados ao fundo da foto
Foto: monica_pessolato. Via: Flickr

Ao contrário das praias movimentadas da região, a Praia de São Pedro tem tranquilidade de sobra. Tudo porque está localizado dentro de um condomínio, com acesso controlado e limitado. O mar é agitado e não é o mais amigável para os nadadores, mas tem boas ondas para os surfistas.

O conselho para desfrutar deste pequeno pedaço de paraíso é chegar cedo para garantir um lugar. Traga uma cadeira, guarda-chuva, água, lanches e o que mais você precisar para o dia, pois o comércio é proibido aqui para garantir a conservação.

10. Praia do Iporanga

Vista da praia do iporanga com ondas quebrando e mirri arborizado com duas casas ao fundo
Foto: Alexandre Humberstone. Via: Flickr

A Praia do Iporanga é um verdadeiro paraíso tanto para os locais quanto para os turistas que estão conhecendo as praias do guarujá. Ela se encontra no condomínio fechado Iporanga. O acesso é limitado, por ordem de chegada, por isso é recomendável chegar cedo para garantir um lugar ao sol.

Estando em uma zona de proteção ambiental, o comércio é proibido no local, portanto traga tudo o que você precisa para um dia relaxante.

Além de estar rodeada de natureza praticamente intocada, o melhor desta praia é que há uma cachoeira. Isto permite que você tome banho de sal e água doce ao mesmo tempo no ponto em que as águas se encontram. Não perca esta experiência!

11. Praia do Góes

Foto da praia do Góes no Guarujá tirada da direita para a esquerda com vista para a beira da apraia e o o mar, com morro arborizado ao fundo

Praia do Góes é uma vila de pescadores do Guarujá, e pode ser alcançada por barco, em frente ao Clube Vasco da Gama, na Ponta da Praia de Santos, ou por trilha a pé da Praia de Santa Cruz dos Navegantes.

É uma praia muito pequena, com apenas 250 metros de comprimento, e é um ótimo lugar para relaxar. No lado esquerdo da praia há muitos barcos, lanchas e jet skis ancorados muito próximos à areia.

Portanto, o melhor lugar para ir para o mar é do lado certo. Há alguns quiosques com boa comida, mas podem estar fechados durante a semana. Prefiro ir nos fins de semana e tentar pegar o barco até cerca das 10 da manhã para conseguir uma mesa nos quiosques.

Muitos viajantes levam o barco até a praia de Góes para acessar a trilha da praia de Sangava, que é considerada média/difícil e a caminhada íngreme leva cerca de 40 minutos no total.

12. Praia do Cheira Limão

Foto tirada via drone cerca de 50 metros da praia do cheira limão com vista para a beira da praia e morro ao redor

Esta pequena praia tem apenas 20 metros de comprimento e fica entre as praias de Góes e Sangava.

A Praia do Cheira Limão é a menor Praia do Guarujá e fica logo após a Ponta dos Limões, seu difícil acesso faz dela uma praia muito pouco visitada. Sua areia está cheia de conchas e tem vista para a cidade de Santos, com águas calmas, é um bom lugar para a pesca com snorkel e carretilha.

Não há infra-estrutura na praia. Portanto, não se esqueça de trazer sua bolsa plástica, para que a praia seja sempre mantida limpa e preservada.

13. Praia do Sangava

Foto tirada da direita para a esquerda de cima das pedras da praia do sangava no guarujá

A Praia do Sangava, também conhecida como Congava, é uma pequena praia de apenas 170 metros, cercada por muita vegetação, localizada no extremo oeste da ilha de Santo Amaro.

A praia é um lugar agradável, com águas claras e calmas, ideal para o mergulho livre e a pesca submarina.

Não é muito popular devido ao difícil acesso e é mais visitado pelos turistas de barco em dias ensolarados.

Uma dica é sair bem cedo pela manhã e aproveitar a oportunidade para conhecer e aproveitar as praias vizinhas: Cheira Limão e Góes.

14. Praia Saco do Major

A praia Saco do Major tem 400 metros de comprimento e é uma das praias mais desertas do Guarujá.

Com águas calmas e transparentes, um mergulho no mar é irresistível. Está localizado em frente a uma antiga propriedade privada cercada por colinas com vegetação de Mata Atlântica.

Mantenha esta praia sempre preservada e não se esqueça de recolher todas as porcarias antes de sair.

15. Praia do moisés

A Praia do Moisés, também conhecida como Praia de fora. Ela esta entre as menores praias de guarujá, com apenas 50 metros de comprimento, acessível apenas por barco e fica localizada na ilha santo amaro.

16. Praia de Bueno

Depois há a praia de Bueno, de 400 metros de comprimento, com muitos calhaus rolados. Ela pode ser vista de sua praia vizinha, a Praia do Tombo, de onde temos uma pequena vista de sua beleza.

17. Praia do Mar Casado

A praia do Mar Casado é uma praia bonita e cheia de gente, com cerca de 500 metros de comprimento.

Está localizado próximo à praia de Pernambuco, onde o fenômeno causado pela Ilha do Mar Casado (que fica entre as duas praias) faz com que a maré suba e as águas da Praia do Mar Casado e da Praia de Pernambuco se encontrem, criando um belo efeito natural.

Suas águas calmas e claras são ideais para os banhistas durante a maior parte do ano. Mas ainda é uma boa escolha para os surfistas iniciantes.

A praia fica muito próxima ao Jequiti Shopping e ao Sofitel Jequitimar Guarujá, com uma bela vista das ilhas vizinhas, e grandes rochas de onde se pode ver o mar a partir de uma vista privilegiada.

Lá você também encontrará várias bancas servindo lanches e bebidas.

Com vários quiosques, destaco o serviço da Barraca do Dantas onde fomos bem recebidos, bem atendidos e servidos.

18. Praia do Perequê

A Praia Perequê do Guarujá é o reduto dos pescadores caiçaras, conhecidos sobretudo pelos restaurantes de frutos do mar que praticamente a pescam e a processam.

No rio que desemboca na praia, pode-se localizar alguns animais, como as lontras, capivaras e uma grande variedade de pássaros.

É uma praia extensa, com 2.400 metros de comprimento, com um mar calmo, mas não apta para o banho.

A Praia do Perequê é uma praia onde você pode desfrutar da gastronomia local. Ou se preferir cozinhar, vá ao mercado de peixe, Perequê é um dos melhores lugares para comprar peixe.

Há também uma pequena cachoeira no lado esquerdo da praia do Perequê e nada o impede de tirar algumas fotos com os barcos ao fundo: em dias ensolarados, você pode tirar algumas fotos bonitas.

19. Praia das Conchas

A praia das Conchas, no Guarujá, é um verdadeiro deleite. É uma praia de apenas 150 metros com águas cristalinas e calmas e está localizada dentro do condomínio Iporanga.

Em sua areia esponjosa, como seria de se esperar, há muitas conchas ao longo de seu comprimento. O condomínio restringe algumas atividades, incluindo atividades esportivas, em um esforço para manter o local preservado.

É um bom lugar para snorkel e para se levantar em prancha de remo. Não há infra-estrutura, então traga o que você consome, e não se esqueça de trazer um saco plástico para recolher o lixo, ajudando a manter o local limpo e preservado.

Como nas praias de São Pedro e Iporanga, o número de pessoas permitidas na praia é limitado por razões de sustentabilidade, de modo que não há desmatamento. Recomenda-se, portanto, que se chegue com antecedência.

20. Praia do Pinheiro

A Praia do Pinheiro ou Taguaíba, no Guarujá, é um verdadeiro paraíso, completamente escondida no meio da Serra do Guararu. Está localizado dentro de um condomínio com acesso limitado.

Com 700 metros de extensão, tem um mar verde esmeralda, agitado e com ondas fortes, o que o torna uma grande praia para o surf.

Além disso, a Praia do Pinheiro faz parte da rota do passeio de barco desde as cidades de Bertioga e Guarujá.

Os salva-vidas apontam os melhores pontos da praia para os nadadores. No canto esquerdo, grandes rochas e vegetação tornam o cenário ainda mais bonito – não se esqueça de sua câmera ou telefone celular para gravá-lo.

Na areia macia e grossa da praia você encontrará algumas árvores sombreadas e algumas casas na margem do condomínio.

A Praia do Pinheiro não tem quiosques ou ambulantes na areia, então traga o que você consome, e não se esqueça de trazer o saco plástico para recolher o lixo, ajudando a manter o local limpo e preservado.

No caminho do estacionamento até a praia há um chuveiro de água doce e banheiros disponíveis para os viajantes.

A Praia do Pinheiro é outra praia que controla o número de pessoas que têm acesso à praia por razões de sustentabilidade, para que não haja desmatamento. Portanto, é recomendável que você chegue cedo.

21. Praia de Camburi

Por do sol na praia de camburi com vista para a beira do mar

Há uma famosa praia de Camburi em São Sebastião e outra praia de Camburi em Ubatuba, que acaba confundindo as pessoas, mas deve-se notar que Guarujá também tem uma praia chamada Camburi.

Pequeno, poussui apenas 300 metros, tem águas claras e um pequeno rio formado por uma nascente no topo da floresta que corre para o mar no canto esquerdo.

í À primeira vista, o lago dá a impressão de ser água escura, mas isto é apenas o resultado dos minerais depositados em seu fundo.

Desfrute de um banho na cachoeira enquanto caminha ao longo do caminho para a praia.

Devido à dificuldade de acesso, a Praia do Camburi está deserta durante a maior parte do ano.

22. Praia Preta

A Praia Preta é uma pequena praia em Guarujá de apenas 200 metros de comprimento, acessível por um caminho ou ao longo da costa rochosa a partir da Praia Branca.

Esta bela praia é cercada pela Mata Atlântica e é uma das praias isoladas da ilha de Santo Amaro.

Devido a suas águas calmas e claras durante a maior parte do ano, é uma ótima praia para banhos de sol e snorkel.

À direita da Praia Preta está o acesso à trilha da Praia do Camburi. Esta trilha pode ser feita em cerca de 30 minutos e você pode desfrutar de um rio que corre para o mar, com acesso a uma cachoeira.

No caminho para a praia na trilha é possível encontrar várias espécies de animais, assim como a vegetação verde de árvores centenárias. Esta preservação se deve à conservação do Monte Guararu.

A bela Praia Branca do Guarujá está localizada no extremo leste da ilha de Santo Amaro e seu principal acesso é por um caminho pedonal, mas também pode ser alcançado por barco.

Apesar de seu acesso e isolamento mais difíceis, a Praia Branca tem um mínimo de infra-estrutura, com alguns quiosques, pousadas e muitos acampamentos onde você pode passar a noite.

Longo (1350 m), tem uma forte ondulação no lado esquerdo e um mar mais calmo no direito.

Na alta temporada, as casas e bares dos pescadores têm um pouco mais de animação e música ao vivo. O mesmo acontece à noite, portanto aproveite a oportunidade para ver a lua cheia (evitando lugares desertos), e também para desfrutar de um som no Bar do Laricas. Quando a maré está baixa, é possível caminhar até uma ilha próxima à praia.

23. Praia da Armação das Baleias

A Praia da Armação das Baleias está localizada em frente ao canal Guarujá-Bertioga, na região conhecida como rabo do Dragão, e tem apenas 50 metros de comprimento.

O local abriga as ruínas da capela de Santo Antônio do Guaibê, assim como os fortes de São Felipe e São Luiz, dois monumentos históricos.

O nome “Armação das Baleias” foi dado pela pesca comum da baleia nesta praia no início da história do Guarujá. A extração de óleo de baleia foi utilizada para iluminação pública e o uso de seus derivados foi a primeira indústria extrativista a operar na ilha de Santo Amaro. Suas areias têm vista para o canal de Bertioga. A praia não tem ondas e é um lugar ideal para a pesca de carretel.

Principais dúvidas dos turistas

1. Qual é a melhor praia do Guarujá para banho?

As praias do Guarujá são todas muito bonitas e com águas cristalinas. No entanto, algumas das praias mais populares e recomendadas para banho são:

  • Praia de Pitangueiras;
  • Praia da Enseada;
  • Praia de Pernambuco;
  • Praia de São Pedro.

2. Quais são as praias mais populares do Guarujá?

As praias mais populares do Guarujá são aquelas que oferecem uma infraestrutura completa, com quiosques, restaurantes, lojas e outros serviços. Entre elas podemos destacar:

  • Praia de Pitangueiras;
  • Praia da Astúrias
  • Praia da Enseada;
  • Praia de Pernambuco;
  • Praia do Tombo.

3. Quais são as praias mais vazias do Guarujá?

As praias mais vazias do Guarujá são aquelas que ficam mais afastadas do centro da cidade ou que têm acesso mais difícil. Algumas das praias mais vazias são:

  • Praia de Camburi;
  • Praia do Éden;
  • Praia Branca;
  • Praia do Guaiúba.

4. O que não posso deixar de conhecer em Guarujá?

Além das praias, Guarujá oferece diversas atrações turísticas, tais como:

  • O Aquário de Guarujá;
  • O Parque Estadual da Serra do Mar;
  • O Mirante do Morro da Campina;
  • O Forte dos Andradas;

Conclusão

Ao planejar sua viagem ao Guarujá, é importante levar em consideração suas preferências e orçamento. Se você está procurando um lugar para relaxar e aproveitar o sol e o mar, as praias mais populares são uma ótima opção.

Se você está procurando um lugar mais tranquilo e com menos pessoas, as praias mais vazias são uma boa escolha. E se você está procurando atrações turísticas além das praias, Guarujá oferece diversas opções para todos os gostos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *