É esperado o aumento de 35% nesse estilo de viagem até 2030.
O chamado turismo solo deve aumentar 35% até 2030, conforme o relatório Global Travel Insight. A estimativa é de que, aproximadamente, 580 milhões de pessoas de diferentes países passem a viajar sozinhas nos próximos anos.
Estilo de vida, flexibilidade, busca por novas conexões interpessoais e aventuras estão entre as principais motivações desse perfil de turista.
Apesar de não existir regras prontas ou um manual para quem deseja viajar sozinho, os portais especializados no assunto recomendam que os aventureiros se planejem.
É importante que o turista escolha a hospedagem de acordo com as suas necessidades e seus objetivos de passeios, leve dinheiro suficiente para eventuais emergências e avise aos familiares ou amigos sobre o seu paradeiro.
Fazer um roteiro para a viagem também pode ser útil àqueles que querem desbravar novos destinos de forma solitária. Nesse sentido, fazer organograma, conversar com chatbots e pesquisar informações em fóruns de viagens podem ajudar a montar um itinerário seguro e interessante.
Também é possível buscar o auxílio das agências de viagem. Com o crescimento do turismo solo, os estabelecimentos têm buscado aprimorar os serviços para oferecer opções personalizadas para esse perfil de cliente.
De acordo com o estudo Global Travel Insight, no Brasil, o Rio de Janeiro está em quarto lugar na relação das cidades que mais atraem esse tipo de turista.
O documento traz uma lista de destinos mais procurados por viajantes solo nas Américas, que inclui: Lima, no Peru; Medellín, na Colômbia; e Tijuana, no México. A capital fluminense é a única cidade brasileira presente no ranking.
Lugares com mais valor cultural e diversidade de experiências tendem a atrair esses turistas com mais frequência, segundo o levantamento.
Além disso, a possibilidade de socialização, apesar da escolha pela viagem solo, e a procura por novas amizades e vivências diferentes estão entre os quesitos levados em conta por quem opta por fazer as malas e viajar nesse estilo.
Tecnologia é aliada de empresas e turistas
Assim como os mais diferentes setores, o turismo também tem passado por mudanças tecnológicas. Ferramentas de Inteligência Artificial (IA), experiência com a realidade virtual e aumentada e o blockchain devem ser cada vez mais incorporados no cotidiano de turistas, agências e empreendedores.
Segundo os portais especializados em indústria do turismo e tecnologia, os investimentos em tecnologia têm como foco aprimorar a experiência do viajante e aumentar a lucratividade das empresas.
No caso das ferramentas de IA, como os chatbots, é possível usá-las para dar suporte instantâneo aos turistas que buscam informações acerca dos destinos disponíveis, novas ideias de roteiros e programações. Já a realidade virtual e aumentada permite explorar lugares antes mesmo da viagem.
Num contexto em que o turismo solo aumenta, as tecnologias contribuem para personalizar as ofertas feitas pelas agências e aprimorar as interações dos viajantes com os destinos escolhidos.
No entanto, é importante que os agentes analisem as tendências e as necessidades do setor, definam seus objetivos e selecionem as ferramentas adequadas.
Agências de viagens formam grupo de viajantes solo
Serviços e ferramentas específicas podem ajudar a atender os turistas que decidem viajar sozinhos. O site Solo Trekker 4 U, dos Estados Unidos, criou o sistema de busca Solo Travel Pricing Tracker, que disponibiliza aos usuários o acesso a mais de 900 provedores de viagens que comparam e mostram os preços mais vantajosos.
No Brasil, agências especializadas desenvolvem pacotes personalizados. A partir de pesquisas conduzidas por profissionais de turismo e psicólogos, tem sido possível adequar os roteiros às exigências e expectativas do viajante solo.
Para se ter ideia, a Single Trips, de São Paulo, tem pacotes para quem topa viajar sem uma companhia conhecida, mas em grupos pequenos, focados em proporcionar experiências e chances de fazer novas amizades.
Seguindo uma linha parecida, a Keep Company trabalha com roteiros diferenciados para clientes solteiros. A Rota das Emoções e o Jalapão aparecem entre os destinos nacionais com alta demanda. Japão, Marrocos e Grécia são as opções internacionais mais populares.
As agências se propõem a formar grupos, a partir de questionários para identificar os perfis dos participantes, unir aqueles que se assemelham e evitar conflitos.
Além disso, são feitas ofertas de quartos duplos para que aqueles que viajam sozinhos possam economizar nos gastos com hospedagem, sem abrir mão da liberdade de passear pelos destinos na sua própria companhia.